Coordenador

Leonel Brum é doutor em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ e diretor artístico do dança em foco – Festival Internacional de Vídeo & Dança. Realizou pesquisa pós-doutoral pela Universidade de Lisboa – Ulisboa. É professor e coordenador dos cursos de Dança do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará – ICA/UFC e coordenador do Midiadança: Laboratório de Dança e Multimídia, da UFC. Atua como coordenador da equipe brasileira do projeto TEPe: Technologically Expanded Performance, uma parceria entre a UFC e Ulisboa. É membro do Conselho Consultivo da Rede Ibero-americana de Videodança para produção da Bienal das Artes do Corpo, Imagem e Movimento, Madri/Espanha (2019).

Vice-coordenador

Paulo Caldas é doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará, Bacharel em Filosofia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro e formado em Dança Contemporânea na Escola Angel Vianna (RJ). Desde os anos 1990, sua produção coreográfica tem merecido diversos prêmios e distinções nacionais e internacionais. É diretor artístico do dança em foco – Festival Internacional de Vídeo & Dança. Foi coordenador do Programa de Dança do Porto Iracema das Artes — Escola de Formação e Criação (Instituto de Arte e Cultura do Ceará / Dragão do Mar). É professor dos cursos de Dança da Universidade Federal do Ceará desde sua criação, em 2011.

Colaboradores internos

David Leão é bacharel em Cinema pela Universidade Federal do Ceará, técnico em eletrônica pelo IFPI e, desde 2014, técnico de laboratório de audiovisual para os cursos de Licenciatura e Bacharelado em Dança do Instituto de Cultura e Arte (ICA/UFC). Desenvolve atividades de auxílio técnico relacionadas aos registros audiovisuais e criações em vídeo das ações de ensino, pesquisa e extensão para as graduações em dança. Realiza pesquisas em tecnologias digitais de análise do movimento utilizando sensores MEM’s para aplicações em animação para o cinema desde 2017. É colaborador no Projeto Midiadança desde 2014.

Lucas Campos é formado em Gestão de Tecnologia da Informação, Técnico em Multimídia no Setor de Tecnologia da Informação do Instituto de Cultura e Arte (ICA/UFC), atua como desenvolvedor FullStack, Weddesigner e trabalha com Marketing Digital estratégico para os cursos de dança.

Thaís Gonçalves é doutora em Dança pela ULisboa (Portugal) e em Artes da Cena pela UNICAMP, onde também graduou-se em Dança. Professora adjunta dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Dança do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará (ICA/UFC). Pesquisadora colaboradora do Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md) pela Faculdade de Motricidade Humana da ULisboa, compondo equipe do projeto Technologically Expanded Performance (TEPe), em parceria com os cursos de Dança da UFC.

Colaboradores

Allan Diniz é jornalista, mestre em comunicação, pesquisador e artista multimídia. Desenvolve atividades de realização, pesquisa e formação em videodança. Sua pesquisa compreende também artes performativas a partir de dispositivos móveis geolocalizáveis. Investiga as relações entre os temas: comunicação, arte e tecnologia; corpo, dança, cinema e vídeo; paisagens e intervenções ciberurbanas.

Dayana Ferreira de Souza é Intérprete-criadora, coreógrafa e professora de Dança formada pelo Curso Técnico em Dança do Ceará. Aluna do Curso de Bacharelado em Dança na Universidade Federal do Ceará, desenvolve a pesquisa “Vadiação: veículo de criação da Capoeirança” onde vem experimentando e realizando trabalhos cênicos com bailarinos/as e capoeiristas. É professora  das disciplinas Dança Contemporânea e Ateliê de Repertório da Escola de Formação Básica em Dança da Vila das Artes e de balé no SESC Fortaleza. Realizou trabalhos colaborativos com grupos, companhias, coletivos, escolas e artistas importantes para a continuação e valorização da arte dentro e fora da cidade de Fortaleza.

Herbeline Holanda é bacharelanda do Curso de Dança da Universidade Federal do Ceará, realiza pesquisa acadêmica e profissional relacionando os temas: contato improvisação, educação somática, gênero e videodança no contexto da dança de salão. É professora de Dança de Salão, com foco em West Coast Swing e Zouk, ritmos estadunidense e brasileiro, respectivamente. Integra a Antonieta Produções, com a proposta de difundir Dança de Salão na cidade de Fortaleza. Participou do curso de realização em Vídeo-Dança da Escola Vila das Artes.

Nayana Castro – Aluna do curso de Licenciatura em Dança da UFC. Professora e estudiosa de Danças Folclóricas. Brincante no Grupo Miraira (IFCE) e Membro da Cia Anagrama a Dança Negra Contemporânea

Vitória Brisa é aluna do curso de Bacharelado em Dança da Universidade Federal do Ceará; intérprete-criadora e integrante da companhia de hip-hop avançado Michelle Fontenelle, realiza pesquisas na área de danças urbanas onde apresenta trabalhos em mostras e competições nacionais  e internacionais. Ministra oficinas de consciência corporal para mulheres com dor pélvica através do projeto Mulheres e Novelos no Instituto de Educação Física e Esportes.

victor

Victor Mota é aluno do curso de Licenciatura em Dança da Universidade Federal Ceará, faz parte do projeto de extensão Sonoridades Múltiplas com pesquisas no campo da improvisação sonoro-cênica-imagética e atua como investigador em dança contemporânea.

Bolsistas

Aihady é intérprete-criador em dança e aluno do Bacharelando em Dança da Universidade Federal do Ceará. Atua como coreógrafo, dançarino e diretor do Coletivo The Crazy que trabalha diretamente nas políticas contra LGBTQIAFOBIA na cidade de Fortaleza e desenvolve pesquisas relacionadas à vida e arte na periferia.

Matheus Costa é discente do curso de Bacharelado em Dança pela Universidade Federal do Ceará. Dançarino da academia Cris Jucá Elevé Danse e atuante no projeto Laboratório Midiadança.

Walfrido Júnior é aluno do curso de Bacharelado em Dança da Universidade Federal do Ceará, atua na área de produções artísticas e culturais e, atualmente, desenvolve pesquisa sobre produção em dança. Participa da Cia Focos – que tem trabalhos com Danças Urbanas.

Yuri Vefago é bacharelando do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Ceará; artista multimídia com pesquisas relacionadas a corpo, movimento e vídeo, realiza pesquisas voltadas para a relação do corpo em movimento com dispositivos audiovisuais como vídeo mapping e vídeo instalações. Tem experiência como dançarino na ONG Casa de Ensaio, em danças urbanas e contemporânea.