A Secretaria de Cultura Artística – Secult-Arte UFC tem por objetivo trabalhar pela articulação das iniciativas relacionadas às artes na instituição, incentivando e apoiando ações e projetos. Visa fortalecer a cultura artística, compreendida como dimensão inalienável da vida universitária, buscando criar estratégias para o incremento da produção estética nas diversas linguagens das artes, estimulando a reflexão crítica sobre esta mesma produção.

TEPe é um projeto interdisciplinar que adota o conceito de tecnologia em sentido operativo, enquanto estratégia de ampliação das possibilidades dos corpos em movimento, e modo de expansão de zonas de intersubjetividade. TEPe é o desenvolvimento de Technologically Expanded Dance (TeDANCE), que foi o primeiro projeto sediado em universidades portuguesas a propor um cruzamento bidirecional entre arte e tecnociência. TeDANCE proporcionou a apresentação pública dos estudos e a difusão de resultados, a publicação de uma obra bilíngue com contribuições de pesquisadores de diversos países e estimulou o aparecimento de projetos artísticos, alguns dos quais de intercâmbio entre Portugal e Brasil.

A REDIV é a Rede de Festivais Iberoamericanos de Videodança, cujo eixo principal é a videodança; tem como antecedentes o Circuito Videodança Mercosul (2005-2007) e o Fórum Latino-Americano de Videodança (2007-2016). A REDIV trabalha transversalmente por meio de diversos projetos e ações de difusão, formação, gestão, produção e investigação em videodança, desenvolvidos de maneira colaborativa entre festivais que compartilham objetivos e necessidades para além de fronteiras e estéticas.

O dança em foco – Festival Internacional de Vídeo & Dança, nasceu em 2003, no Rio de Janeiro, como o primeiro evento brasileiro de desenvolvimento da interface entre o vídeo e a dança; hoje, é reconhecido como um dos principais festivais de filmes de dança do mundo. Através de suas ações, ele se firmou como ponto de referência e o principal contexto para a divulgação e desenvolvimento da produção de videodança no país.

A Bienal Internacional de Dança do Ceará é considerada um dos mais importantes eventos de dança da América do Sul, seu programa prevê a realização de espetáculos nacionais e internacionais em teatros e espaços alternativos, além de uma rica programação de shows, performances e festas. É uma realização da Indústria da Dança e da Proarte, com apoio institucional do Governo do Estado do Ceará, via Secretaria da Cultura.
O Porto Iracema das Artes é uma escola de artes do Governo do Estado do Ceará ligada à Secretaria da Cultura e gerida em parceria pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Inaugurada em 2013, vem se consolidando como a Escola de formação e criação artística do Ceará. Sediada em Fortaleza, conta com três esferas formativas: Programa de Formação Básica, Cursos Técnicos e Laboratórios de Criação. A Escola tem como objetivo funcionar como um espaço fértil de trocas e experiências estéticas, ancoradouro de ideias e pensamentos.
Equipamento cultural vinculado à Secretaria Municipal de Cultura de Fortaleza, a Vila das Artes se afirma como espaço de formação, difusão e produção em diferentes linguagens artísticas. O Complexo Vila das Artes é administrado pelo Instituto Cultural Iracema, desde 2018. Configura-se como um lugar de expansão, fluidez e avanços estéticos e políticos. Atualmente habitando o casarão batizado de Casa das Escolas, a Vila das Artes, atua com programas formativos nas áreas de audiovisual, teatro e dança, cultivando potencialidades na apropriação, criação e intervenção crítica, em movimentação plural e constante de saberes.
O MUD – Museu da Dança é o primeiro museu da dança na América Latina e o único museu virtual da dança no mundo dedicado à preservação da memória da dança brasileira por meio do compartilhamento virtual de acervos históricos. Tem como objetivo continuar difundindo a dança como saber, arte e profissão. Para isso, preservam e transmitem sua história e conhecimentos democratizando o seu acesso e promovendo ações que contribuam para o seu reconhecimento enquanto profissão. Vem atuando desde 2014 com o propósito de contar e preservar a história da dança, reconhecendo-a como um importante saber e bem cultural da humanidade.

O GTA (Grupo de Tecnologias Assistivas) é formado por membros oriundos de diversas unidades acadêmicas da Universidade Federal do Ceará; uma de suas principais propostas é reunir um coletivo interdisciplinar de especialistas de áreas como Saúde, Engenharias, Ciências Humanas e Artes para elaborar ações conjuntas, captar recursos em editais de financiamento e estimular intercâmbios com outras instituições.